Título
Original:The Ring
Gênero:Mistério, Suspense, Terror
Direção:Gore
Verbinski
Roteiro:Bojan
Bazelli, Ehren Kruger, Julie Weiss, Kôji Suzuki
Elenco:Maura McNamara. Joanna Lin Black, Sandra Thigpen,
Amber Tamblyn, Joe Chrest, Gary Cervantes, Keith Campbell, Lindsay Frost,
Ronald William Lawrence, Daveigh Chase, Aixa Clemente, Shannon Cochran,
Stephanie Erb, Martin Henderson, Adam Brody, Chuck Hicks, Alan Blumenfeld,
Michael Spound, Coleen Maloney, Richard Lineback, Billy Lloyd, David
Povall, Guy Richardson, Naomi Watts, Rachael Bella, Sasha Barrese, Jane
Alexander, Catherine Paolon, Pauley Perrette, Sara Rue Lindsey Stoddart, Art
Frankel, David Dorfman, Brian Cox, Tess Hall, Joe Sabatino,
País de
Origem:Estados Unidos da América
Estreia
no Brasil:31 de Janeiro de 2003
Estreia
Mundial:18 de Outubro de 2002
Duração:115
minutos
Crítica: Esse filme já é um clássico do terror contemporâneo cujo diretor, Gore Verbinski, também é um grande conhecido do público (para
refrescar a memória, foi diretor de “O Ritual” e de três dos quatro filmes da
saga Piratas do Caribe) e admiro pessoalmente o seu trabalho.
Quem
conhece de terror japonês sabe que a história de “O chamado” é um remake de uma
série de filmes e livros japoneses de nome “Ring”. Sabe também que a versão
japonesa é bastante mais assustadora e com efeitos mais legais, embora a versão
Norte-Americana não seja má de todo e também tenha efeitos bons (Devo confessar
que eu sentia sempre um arrepio, especialmente nas cenas em que a Samara sai do
poço e se dirige para fora da TV, como se ela fosse sair de dentro da minha ou
assim.)
A história em si é bastante interessante. Eu
até gostei de alguns elementos como a utilização de um vídeo como catalisador
da fantasma da série e tudo o mais mas no fundo o filme nem foi tão aterrorizante,
apenas meio triste na minha opinião.
Eu achei triste o filme essencialmente por
causa da história da pequena Samara, que vai sendo esmiuçada ao longo da trama,
para finalmente ser terminada e completada na sequela (Sequela essa que ninguém
esperava no final do primeiro filme, onde pareceu ficar tudo resolvido.).
De
fato, os filmes de terror com crianças são sempre uma boa escolha, em especial
se for uma menina, pois causam medos e temores onde nunca ninguem esperaria.
Talvez por ser algo que nunca se espera de uma criança, quando esta é a fonte
de um poder maléfico consegue impingir mais medo do que qualquer outra mulher
ou homem adultos de seja em qualquer filme de terror que vocês assistam. Samara
não é excepção.
Utilizar um poço como causa da morte foi algo bem legal, uma vez que existem
muitas histórias de fantasmas que possuem um fantasma em um poço (sejamos
francos, é fácil cair num poço desprotegido). Eu mesma conheço várias histórias
de fantasmas de poços e assisti a cenas bem macabras numa casa construída em
cima de um poço antigo… mas isso é outra história.
Quanto
a cenário e caracterização o filme é regular. Gostei da utilização de vários
cenários diferentes (a casa das vitimas, o desfiladeiro, o farol, a casa de
Samara entre outros) pessoalmentedo farol
e a cena campal calma e verde com animais no fundo(da morte de Samara.)
Sempre achei os faróis meio místicos e fica bem num filme de terror.
A película de filme causadora das mortes é um
pouco nonsense. Possui algumas cenas
realmente importantes para o filme, mas depois tem outras simplesmente sem
sentido algum que simplesmente não levariam ninguém na sua sã consciência a ver
aquele filme do nada só porque sim. Na vida real era impossível isso acontecer
por dois motivos:
1 -
Ninguém mais usa VHS
2 -
Quem iria compartilhar um filme idiota com
os amigos? Ficar assistindo esse filmezinho seria o mesmo que ficar no youtube
assistindo aqueles filmes “tortura” de 3 horas assistindo Nyan cat Nonstop…É
simplesmente idiota!
No
final tudo ficou bem (major spoiller) e até achei o “remédio” para que os
personagens não morressem algo meio óbvio demais. Se a pessoa possui apenas 7
dias de vida, cada vez que assistisse o filme encapetado lá ela estaria
ganhando 7 dias de vida extra.. Isso é algo meio que um atentado á inteligência
dos espectadores.
No
final, eu acho que a Sadako-chan ficaria meio ofendida com esta remake.
Minha
avaliação para este filme é 2 Popcorns,
gostei de alguns cenários, a história não é grande coisa e alguns elementos (especialmente
a cassete assassina) praticam a política do What the fuckismo.(São simplesmente
nonsense).
Trailer:
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